Como lubrificar bike

A bicicleta é um meio de transporte que pode ser usado para o lazer ou a trabalho – já que muitos a usam para fazer entregas diversas. Por isso, é muito importante que todas as peças da bike estejam funcionando corretamente, principalmente a parte de lubrificação.

Todo ciclista que se preze, deve estar atento aos cuidados básicos de manutenção da sua bike, bem como na lubrificação das peças e também na sua conservação. Veja como lubrificar a bike corretamente!

Importância de limpar e lubrificar a bike periodicamente

Além de conservar a bike por mais tempo, a limpeza e a lubrificação periódica impede que partículas de sujeira se acumulem nas partes internas da bicicleta, podendo afetar a lubrificação de outras peças e surgir os seguintes problemas nela:

  • Corrente muito seca
  • Peças que rangem muito ao pedalar a bike
  • Acúmulo de poeira e sujeira em todo o exterior e interior da bicicleta
  • Desgaste das peças, diminuindo assim o tempo de vida delas
  • Lentidão na troca de marchas ou ineficiência na hora de engatá-las

Quais os lubrificantes certos para bike?

Dependendo do modelo de cada uma, existem os lubrificantes e outros produtos certos para serem usados nelas, garantindo assim a durabilidade da bike. Confira os principais lubrificantes para bicicletas:

    • Lubrificante úmido – Wet Lube: é um tipo de lubrificante que mantém a sua umidade na bike, com uma consistência mais oleosa e ideal para os dias chuvosos – já que não sai da bike com facilidade (apenas se for removido intencionalmente). No entanto, ele impregna mais sujeira principalmente nos dias mais secos. 
    • Lubrificante com cera – Wax Lube: possui uma consistência mais seca e cerosa que além de lubrificar, mantém a corrente limpa. Deve ser aplicado e removido com mais frequência, justamente por ser mais seco. Em condições de chuva e lama ele não dura muito.

 

  • Lubrificante seco – Dry Lube: é mais úmido durante a aplicação, mas deve-se esperar secar totalmente antes de pedalar. É feito de teflon ou politetrafluoretileno, que quando aplicado na forma mais líquida penetra profundamente nas partes móveis da bike, ativando uma proteção natural no elo da corrente. É ideal para quem anda muito em terrenos secos, mas deve ser aplicado constantemente.
  • Longa distância: é um lubrificante úmido específico para quem pedala por longas distâncias, já que duram mais. É preciso limpar o sistema de transmissão com mais frequência, principalmente se você pedalar por solos secos e de muita poeira.
  • Graxa: algumas peças da bike não podem ser lubrificadas com óleo do tipo spray, pois precisam de uma certa espessura, aderência e resistência ao calor. As graxas podem lubrificar os rolamentos de cubos, pedivelas, caixas de direção, rolamentos e buchas da suspensão traseira, bem como os parafusos, as blocagens e o canote. 
  • Desengraxante: é um produto ideal para remover a graxa, sujeira, a poeira e óleo da bike, limpando-a completamente e sem danificar as suas peças.

 

Como lubrificar a minha bike em casa?

Agora que sabemos quais os lubrificantes e produtos certos para serem usados, é hora de colocar a mão na massa e realizar a lubrificação em casa mesmo: 

– Dê uma boa limpada na bike antes de começar a lubrificá-la, retirando sujeiras e lubrificantes velhos, principalmente nas correntes.

– Deve-se então aplicar o lubrificante na corrente, no movimento central, nas suspensões, nos pivôs de suspensão, nos condutores de cabos, nas roscas dos pedais e no canote de selim.

– Não é preciso aplicar lubrificante em excesso, pois as peças ficarão muito escorregadias.

– Os discos de freio, aros e as pastilhas não podem receber lubrificação.

– A aplicação do óleo lubrificante deve ser adequado ao clima e às condições que o ciclista pedala – em terrenos secos, úmidos ou mistos.

– A lubrificação deve ser aplicada de maneira periódica, caso o óleo seque ou a chuva lave-o nas peças da bike. 

– O óleo de bike não precisa ser o mais caro do mercado, mas sim, aquele que se adapta perfeitamente à sua bicicleta, mantendo as peças lubrificadas.

– A forma de pedalar também influencia a durabilidade da lubrificação da bike, pois alguém que pedala de forma muito agressiva ou em terrenos irregulares, pode ter que limpar e aplicar o óleo lubrificante mais vezes do que o período recomendado.

– Use sempre o capacete, as luvas, os óculos, as roupas e os calçados adequados na hora de pedalar, prezando assim pela sua segurança e a de motoristas e outros ciclistas também.

Muitas pessoas usam a bike para trabalhar, deslocando-se por distâncias enormes todos os dias. Nesses casos, o desgaste da bicicleta tende a ser maior, pois ela estará sendo usada diariamente, sem folga.

Não só a lubrificação da bike deve ser observada quando se usa para o trabalho, mas também a limpeza e a manutenção dela, evitando que a bike o deixe na mão no meio do caminho, já pensou? 

Sobre nós

Somos a Oficina do Abadá, Criada em 2011 somos uma empresa que busca a excelência no atendimento ao consumidor. Trabalhamos com o que há de melhor no mercado têxtil, oferecemos aos nossos clientes produtos de alta qualidade com os melhores preços.

Somos especialistas na confecção de uniformes para ciclismo. Unimos tecnologia com nossa paixão por ciclismo para oferecer os melhores produtos para você curtir o seu esporte favorito no melhor estilo e com total segurança.

Tecnologias 

Tecido dryfit

A tecnologia Dry Fit proporciona maior troca de calor com o ambiente, deixando sua camisa de ciclismo sempre mais leve, pois não acumula suor.

Proteção UV

Além do conforto do tecido especial dry fit, nossas camisas possuem proteção solar, o que garante horas de diversão mesmo sob o sol.

tecido antibactériano

Tratamento no tecido que evita a formação de bactérias geradoras de odor. 

acabamento premium

Prezamos pela qualidade de todos os nossos produtos. Antes de chegar até você todos os produtos passam por um rígido controle de qualidaed

Estampas de Qualidade

Prezamos pela qualidade dos nossos produtos, nossas camisas de ciclismo personalizadas possuem estampas realistas com qualidade fotográfica.

Gola com Zíper

Exclusiva gola com zíper proporciona regulagem de abertura com um acabamento leve e profissional na sua camisa de ciclismo.

CAMISA DE CICLISMO

Nossas camisas de ciclismo foram desenvolvidas pensando no conforto, segurança e estilo dos amantes do ciclismo, seja você um competidor amador ou profissional.

Feitas com tecido dryfit de alta qualidade sua camisa de ciclismo oferece conforto e segurança, para que você se preocupe apenas com as pedaladas.

bretelle

O Bretelle é um item importante para ciclistas que querem ter melhor desempenho nas pedaladas, possuem forro interno para proteção e maior conforto do ciclista. 

Além de proteção o bretelle conta com alças que passam nos ombros porporcionando maior conforto por não ter elástico na cintura, além de não cair com o movimento.

BERMUDAS DE CICLISMO

A Bermuda de ciclismo é um item imprescindível para todo ciclista que quer ter um mínimo de conforto nas trilhas e pedaladas. 

A Bermuda é responsável por manter o equilibrio e o conforto necessários ao estar sentado na bike, por isso é importante investir em um produto de qualidade, que lhe proteja e seja confortável para você se preocupar apenas com as pedaladas.

CLIENTES SATISFEITOS

entre em contato

fale conosco no whatsapp

Clique no botão abaixo para ser direcionado para o nosso setor de vendas no WhatsApp. Nosso horário de atendimento no WhatsApp é: