Equipamentos para ciclismo / ciclistas

A bicicleta é um objeto que pode ser usado tanto para o lazer, como para a prática de esportes de competição, como o moutain bike. 

Mas, independentemente do uso de cada pessoa para com a bicicleta, é imprescindível a priorização pela segurança de cada um, e isso se dá através dos equipamentos corretos. Vamos conhecer quais são e a importância deles.

Segurança e o ciclismo andam juntos

A bicicleta é uma ótima aliada para a prática de esportes, pedalar por praças e parques ou mesmo para participar de uma competição, como mencionamos acima. 

Mas, sem os equipamentos corretos, a bike se torna um objeto perigoso que coloca a vida do ciclista e de outras pessoas em perigo. Esses objetos de segurança são obrigatórios para garantir que a bike será utilizada com tranquilidade e adequação. 

Antes de sair por aí de bike, preze pela sua segurança e de outras pessoas na rua, assim como os carros, ônibus, motos e caminhões precisam considerar. Não seguir as regras e boas práticas de segurança na bike pode ser um grande risco para todos.

Posso andar sem capacete ou joelheiras com minha bike?

Como falaremos mais para frente nesse artigo, os equipamentos de segurança são essenciais para o ciclista. Não os usar pode aumentar o risco de acidentes com a bike ou que envolvam outras pessoas. Então, é sempre melhor prezar pela segurança.

Quais são os equipamentos que preciso usar durante o passeio com minha bike? 

Agora sim, chegamos no ponto. Os equipamentos de segurança podem e devem ser usados por todos os ciclistas, independentemente da idade. Veja quais são e a importância deles:

  • A bicicleta não precisa ser nova, mas deve estar em excelentes condições de uso, com os freios funcionando corretamente, as correntes, os bancos e etc.
  • O capacete protege o ciclista de traumas na região da cabeça, caso ele caia ou sofra algum acidente grave durante o seu percurso. O capacete deve ser feito de materiais resistentes e aprovados pelo ISO de qualidade.
  • As luvas são essenciais para dar mais firmeza nas mãos do ciclista, proporcionando mais aderência na hora de pedalar.
  • Os óculos protegem a visão do ciclista, dando-lhe uma maior autonomia para enxergar tudo a sua volta, principalmente em dias onde o sol está forte.
  • Os retrovisores, a buzina e os faróis são justamente para sinalizar que há um ciclista passando, principalmente em lugares muito movimentados como avenidas e ruas.
  • Se preferir, os ciclistas podem usar roupas e coletes refletores, a fim de aumentar ainda mais a visibilidade deles no caminho, principalmente os que gostam de pedalar à noite.
  • Joelheiras e cotoveleiras.

No caso de pessoas que praticam Mountain Bike, podemos citar mais alguns acessórios e equipamentos de segurança específicos além dos que mencionamos acima:

  • Uso de sapatilhas específicas com clips que são fixadas nos pedais da bicicleta, gerando mais estabilidade; 
  • Ciclocomputadores;
  • Bar-ends;
  • Caramanholas ou garrafinhas;
  • Bomba de ar;
  • Kit remendo com selante;
  • Ferramentas básicas;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Garrafas d´água;

Mecânica e manutenção de bikes prática e fácil de fazer por qualquer pessoa

Imagine que você está pedalando tranquilamente e de repente o pneu da bike fura ou a corrente se solta. O que fazer? Essas situações podem ser ainda mais difíceis se a pessoa estiver sozinha, longe de um posto de manutenção mais próximo.

Nessas horas, é muito importante que o ciclista tenha noções básicas de mecânica e manutenção, pois pode salvar o seu dia! Vamos conferir quais são!

1-Observe se o pneu está muito careca – é imprescindível que seja trocado, pois ele não terá mais tanta aderência em pisos molhados ou secos.

2-Veja se a corrente da bike não está muito folgada ou desgastada, sendo necessário muitas vezes colocar uma nova ou se estiver longe do borracheiro, tente pedalar mais devagar até chegar.

3-Os freios também se desgastam rapidamente, emitindo barulhos de rangidos ou simplesmente param de funcionar. Se você perder o freio em uma ladeira, procure ficar sempre no acostamento e diminuir a velocidade o máximo que der.

Todas as peças precisam passar por manutenção a cada três a seis meses de uso da bike, lembrando que esse tempo pode ser diferente caso a pessoa use muito a bicicleta para praticar trilhas, ecoturismo ou outras aventuras mais radicais.

A bicicleta é a representação ideal de um esporte e exercício aeróbico, pois trabalha praticamente todos os músculos do corpo, deixando-o mais forte e saudável.

O ciclismo é o esporte que pode ser praticado por todo tipo de pessoa, até mesmo as crianças – respeitando o tempo e a velocidade delas. Não há nenhuma contraindicação para andar de bike, a não ser que a pessoa não goste mesmo.

Quanto mais cedo começar a pedalar, melhor será para todo o organismo (interno e externo) e também para a saúde mental da pessoa. Chega de estresse e cansaço!

Elegância ao pedalar

Nada melhor que pedalar com estilo e conforto, concorda?

Nossa linha EXCLUSIVA de macacões de ciclismo feminino foi desenvolvida seguindo alto padrão de qualidade, para trazer segurança e conforto para as amantes do ciclismo, sem deixar de lado o estilo.

Conheça nossa embaixadora

Kariny Galego apaixonada pelo ciclismo, tem o ciclismo como um estilo de vida e tem com muita propriedade para testar e recomendar nossos produtos.

@karinygalego

QUEM SOMOS E O QUE QUEREMOS

– Somos uma indústria têxtil especialista confecções sintéticas a mais de 10 anos de história, fomos destaque da tv globo no pequenas empresas & grandes negócios.

– Nossa experiência com tecidos sintéticos nos despertou o público feminino e a asssim fundamos a marca vestida por muitas mulheres pelo Brasil no ciclismo.

– Queremos levar o que há de mais moderno , atraente e tecnológico na linha Textil para o ciclismo feminino, fazendo que os nossos vestuários seja único dando um toque máximo de elegância e conforto

Tecnologias 

Tecido dryfit

A tecnologia Dry Fit proporciona maior troca de calor com o ambiente, deixando sua camisa de ciclismo sempre mais leve, pois não acumula suor.

Proteção UV

Além do conforto do tecido especial dry fit, nossas camisas possuem proteção solar, o que garante horas de diversão mesmo sob o sol.

tecido antibactériano

Tratamento no tecido que evita a formação de bactérias geradoras de odor. 

acabamento premium

Prezamos pela qualidade de todos os nossos produtos. Antes de chegar até você todos os produtos passam por um rígido controle de qualidaed

Estampas de Qualidade

Prezamos pela qualidade dos nossos produtos, nossas camisas de ciclismo personalizadas possuem estampas realistas com qualidade fotográfica.

Gola com Zíper

Exclusiva gola com zíper proporciona regulagem de abertura com um acabamento leve e profissional na sua camisa de ciclismo.

entre em contato

fale conosco no whatsapp

Clique no botão abaixo para ser direcionado para o nosso setor de vendas no WhatsApp. Nosso horário de atendimento no WhatsApp é:

Lojista e Revendedores

como faço para comprar ?

Lojistas e revendedores ou você gostaria de montar seu negócio on-line , temos preços diferenciados para que você possa lucrar e vender.

Conheça nosso método de negócio através de nossos consultores.

Clique no WhatsApp e aguarde ser atendido, informações somente para atacado.

Conheça nosso sistema produtivo

Reproduzir vídeo

Somos a Oficina do Abadá Sports, criada em 2011 nossa empresa busca a excelência no atendimento ao consumidor.

Curta-nos