Freio de bicicleta

Os freios de uma bicicleta são peças extremamente importantes, pois elas trazem muito mais segurança ao ciclista. Com o tempo de uso, eles começam a se desgastar, sendo necessário então trocá-los. 

Para quem adora pedalar, sabe que precisa estar sempre de olho no desgaste não só dos freios, mas também dos pneus, aros e etc. Veja como cuidar bem dos freios da bike!

Tipos mais comuns de freios de bicicleta

As bicicletas ganharam novas atualizações de design e passaram a ser bem modernas, diferentemente dos primeiros modelos produzidos. Os freios também foram modernizados, confeccionados em vários modelos. Vamos conhecer os principais tipos de freios de bicicleta:

Freio em forma de ferradura

Possui a forma de um U invertido, sendo encontrada mais em bicicletas antigas. Tem uma maior potência de frenagem. 

Freio tipo cantilever

Por ser mais difícil de regular, esse tipo de freio deixou de ser usado. Esse modelo de freio é mais encontrado em bicicletas antigas. Ele é um cabo de aço ligado a outro cabo, formando uma estrutura em Y e em cada lado uma das pastilhas ficam posicionadas.

Freio tipo V-Brave

É o tipo de freio mais comum encontrado nas bicicletas mais simples e de entrada. Esse freio é altamente popular, fácil de fazer a manutenção e com baixo preço.

Em sua estrutura, há duas hastes paralelas que formam um V. O cabo de aço une as pontas superiores, enquanto as pastilhas são comprimidas na lateral do aro da bicicleta. 

Freio hidráulico

Esse modelo é parecido com o V-Brake, sendo utilizado no biketrail, por ser muito forte. É preciso fazer manutenção com frequência no freio hidráulico, sendo também mais caro. Por isso, os freios a disco são os concorrentes mais viáveis. Confira os tipos de freios hidráulicos:

  • XC
  • All mountain
  • Estrada
  • Enduro
  • Gravel
  • Bike trial
  • Dirt Jump
  • Triatlo 
  • Fatbike 
  • Urbanas

Freio a disco

É o modelo considerado mais eficiente e seguro tanto pelos ciclistas urbanos, como de mountain bike. Os freios a disco são considerados um pouco perigosos para os ciclistas de estrada, pois podem machucar os atletas em caso de queda.

Os freios a disco podem ser mecânicos ou hidráulicos. O hidráulico é mais eficiente o que o mecânico, mas pode ser mais caro. Quanto maior for o tamanho do rotor, mais eficiente o freio é.

O melhor modelo de freio depende do estilo que o ciclista adota, se for bike de estrada, asfalto ou apenas de passeio. O freio do tipo V-Brake pode atender a qualquer ciclista, tanto os fabricados de alumínio, pois podem ser mais precisos e a manutenção é muito baixa.

Dicas para quem quer começar a pedalar em grupo

 

Existem pessoas que gostam de pedalar sozinhas, enquanto outras preferem pedalar em grupo. Qual dos dois é melhor? Depende de cada pessoa, do ritmo que cada um pedala e da velocidade com que se espera chegar do outro lado. 

Para quem deseja seguir o grupo, deve se atentar a algumas dicas importantes:

– Seguir o líder, bem como o seu ritmo, para não cansar;

– Atentar-se também ao ritmo de pedaladas dos parceiros;

– Conversar com os colegas e sinalizar sempre que algo acontecer durante o percurso;

– Todos devem estar atentos à rota e nas paradas estratégicas para descansarem;

– É muito importante que todos usem os equipamentos de segurança;

– As bikes devem estar em excelente estado de conservação e sem defeitos ou problemas que possam oferecer perigo aos ciclistas;

Seja qual for o meio que você escolheu para pedalar, tomando-se todas as medidas de segurança e mantendo-se a manutenção da bike sempre em dia, com certeza a trilha ou pedalada ao ar livre será leve, tranquila e sem nenhum problema. 

Os melhores equipamentos para levar em competições de Mountain Bike

 

 

Para quem curte as competições de Moutain Bike, precisa ficar ligado nos equipamentos que precisam ser levados no dia:

  • Bomba para encher pneu, mesmo que os pneus sejam câmara;
  • Kit de emendo a seco, que é útil se por acaso o ciclista bater em uma pedra ou galho que fure o pneu;
  • CO², para os ciclistas que precisam de alta pressão de ar para calibrar o pneu depois que repará-los com o selante; 
  • Selante, que é a substância usada para passar no pneu quando ele furar;
  • Câmara de ar reserva;
  • Gancheira reserva;
  • Mochila de hidratação;
  • Gel de carboidrato, usado para alimentação do ciclista nos momentos em que a energia acaba;
  • Protetor solar, para proteger a pele;
  • Power link e pino de corrente, para caso a corrente da bike se quebre;

Essas competições são bem intensas, exigindo muito do físico e do mental do participante, por isso é de suma importância que o atleta se prepare bem antes da prova, para que toda a energia gasta seja compatível com o corpo de cada um. Quanto mais se pratica as pedaladas, mais forte o organismo e o corpo ficam.

Sobre nós

Somos a Oficina do Abadá, Criada em 2011 somos uma empresa que busca a excelência no atendimento ao consumidor. Trabalhamos com o que há de melhor no mercado têxtil, oferecemos aos nossos clientes produtos de alta qualidade com os melhores preços.

Somos especialistas na confecção de uniformes para ciclismo. Unimos tecnologia com nossa paixão por ciclismo para oferecer os melhores produtos para você curtir o seu esporte favorito no melhor estilo e com total segurança.

Tecnologias 

Tecido dryfit

A tecnologia Dry Fit proporciona maior troca de calor com o ambiente, deixando sua camisa de ciclismo sempre mais leve, pois não acumula suor.

Proteção UV

Além do conforto do tecido especial dry fit, nossas camisas possuem proteção solar, o que garante horas de diversão mesmo sob o sol.

tecido antibactériano

Tratamento no tecido que evita a formação de bactérias geradoras de odor. 

acabamento premium

Prezamos pela qualidade de todos os nossos produtos. Antes de chegar até você todos os produtos passam por um rígido controle de qualidaed

Estampas de Qualidade

Prezamos pela qualidade dos nossos produtos, nossas camisas de ciclismo personalizadas possuem estampas realistas com qualidade fotográfica.

Gola com Zíper

Exclusiva gola com zíper proporciona regulagem de abertura com um acabamento leve e profissional na sua camisa de ciclismo.

CAMISA DE CICLISMO

Nossas camisas de ciclismo foram desenvolvidas pensando no conforto, segurança e estilo dos amantes do ciclismo, seja você um competidor amador ou profissional.

Feitas com tecido dryfit de alta qualidade sua camisa de ciclismo oferece conforto e segurança, para que você se preocupe apenas com as pedaladas.

bretelle

O Bretelle é um item importante para ciclistas que querem ter melhor desempenho nas pedaladas, possuem forro interno para proteção e maior conforto do ciclista. 

Além de proteção o bretelle conta com alças que passam nos ombros porporcionando maior conforto por não ter elástico na cintura, além de não cair com o movimento.

BERMUDAS DE CICLISMO

A Bermuda de ciclismo é um item imprescindível para todo ciclista que quer ter um mínimo de conforto nas trilhas e pedaladas. 

A Bermuda é responsável por manter o equilibrio e o conforto necessários ao estar sentado na bike, por isso é importante investir em um produto de qualidade, que lhe proteja e seja confortável para você se preocupar apenas com as pedaladas.

CLIENTES SATISFEITOS

entre em contato

fale conosco no whatsapp

Clique no botão abaixo para ser direcionado para o nosso setor de vendas no WhatsApp. Nosso horário de atendimento no WhatsApp é: