Tipos de pedal para bike

As bikes de alguns anos atrás não eram tão modernas e equipadas como as que vemos hoje, pois a bicicleta passou a ser usada tanto para passeio, como na prática de esportes e trilhas radicais, sendo necessário então aprimorar e acrescentar equipamentos específicos para diferentes atividades.

Os pedais da bike são exemplos claros dos equipamentos e acessórios que foram aperfeiçoados com o tempo, para melhor atender aos ciclistas. Vamos conhecer os tipos de pedais de bikes nesse artigo!

A importância dos pedais da bike

O pedal, é a parte da bicicleta onde o ciclista coloca o pé para se apoiar e gerar o movimento da bike, transferindo essa força na coroa e no eixo de rolamento, exigindo bastante força física de quem pedala. 

Por isso, é muito importante que os pedais sejam ajustados de acordo com o peso e a altura do ciclista, para que não haja nenhum esforço desgastante dos pés e das pernas. 

Tipos de pedais de bicicleta mais comuns no mercado

Os pedais também evoluíram juntamente com todas as outras partes da bicicleta, garantindo não só a beleza da bike, mas principalmente, a eficiência da pedalada e o conforto do ciclista.

Pedal tipo plataforma: podem ser mais lisos ou com ranhuras que evitam que os pés escorreguem durante a pedalada. É possível encontrá-los com cobertura de borracha, aço, alumínio e plástico. Geralmente têm refletores na dianteira e traseira desses pedais.

Pedal de grampo e correia: é também um dos tipos mais antigos de pedal, assim como os de plataforma. Eram muito usados nas corridas de bike a muitos anos atrás. Os pés ficam bem presos nos pedais, produzindo assim mais energia ao ciclista na hora de pedalar, mas podem causar sérios ferimentos caso ele não consiga desencaixar os pés caso em uma queda, por exemplo.

Pedal de encaixe: teve origem no esqui, pois é um sistema de pedal sem grampo, pois foram os esquiadores utilizam bastante esse tipo de pedal. Eles são bem mais seguros e fáceis de se desprender dos pés, principalmente durante uma queda rápida e inesperada. Ele é uma peça parafusada na sapatilha, encaixando-se nos pedais e ficando presos a algumas molas tensoras.

Pedal tipo look: oferece uma boa base para os pés, onde os melhores modelos são os que possuem a regulagem de tensão e movimento dos pés. 

Pedal tipo SPD: é mais usado em mountain bikes, sendo normalmente menores e com dois lados no pedal para que o ciclista encaixe melhor o seu pé. Alguns ciclistas consideram esse tipo de pedal mais complicado de tirar e colocar o pé.

Pedal tipo SPD-R: é uma versão de pedal para bikes do tipo speed, sendo um concorrente direto do pedal tipo look. O modelo de pedal SPD-R é mais difícil de encontrar peças para a manutenção, bem como deixa a desejar no apoio dos pés – principalmente nas subidas.

Pedal tipo A.T.A.C: é um pedal bem mais fácil de encaixar e desencaixar os pés, inclusive em terrenos irregulares ou barrentos, possuindo também um sistema de regulagem de tensão automático.

Pedal tipo BMX: é uma mistura de pedal plataforma com SPD ao centro. Ele é ideal para a prática de passeios e trilhas pelo campo, bem como o moutain bike na cidade.

Pedal tipo speedplay: é um pedal pequeno e redondo, mais usado por triatletas. No Brasil, ele ainda não virou moda.

Pedal tipo egg beater: foi desenvolvido por uma empresa dos Estados Unidos para a prática de moutain bike. Ganhou esse nome por causa da semelhança com um batedor de ovos. Por ser bem compacto, ele possui apenas o lugar para encaixar o taquinho, ideal para ciclistas mais experientes.

Equipamentos de segurança que todo ciclista deve ter

Além de utilizar o pedal de bike mais adequado para o ciclista, deve-se observar também os equipamentos de segurança a serem usados:

  • A bike deve ter os refletivos nos pedais, utilizando também uma luz branca na frente e uma vermelha atrás – para melhorar a visualização.
  • Usar o capacete, bem como luvas e óculos para proteger do sol, vento e iluminação forte.
  • Não se deve pedalar na contramão, principalmente em vias muito movimentadas.
  • Deve-se evitar passar perto de portas de carros, pois muitos motoristas podem não ver o ciclista e isso causar um acidente.
  • Os ciclistas devem sempre que possível transitarem pela direita, sinalizando aos motoristas todas as suas ações no trânsito (virar à direita ou esquerda, por exemplo).
  • O bom-senso e a educação no trânsito podem melhorar e muito o relacionamento entre os motoristas e ciclistas, contribuindo assim para um trânsito mais organizado e menos caótico.
  • Se houver uma ciclovia, prefira sempre andar por ela. Se não for possível, transite por ruas calmas. 
  • Não se deve furar o sinal vermelho, nem mesmo transitar pela calçada – pois está reservada aos pedestres.

Agora que já sabemos as principais informações sobre pedais de bike, é hora de você escolher o destino da sua próxima pedalada!

Sobre nós

Somos a Oficina do Abadá, Criada em 2011 somos uma empresa que busca a excelência no atendimento ao consumidor. Trabalhamos com o que há de melhor no mercado têxtil, oferecemos aos nossos clientes produtos de alta qualidade com os melhores preços.

Somos especialistas na confecção de uniformes para ciclismo. Unimos tecnologia com nossa paixão por ciclismo para oferecer os melhores produtos para você curtir o seu esporte favorito no melhor estilo e com total segurança.

Tecnologias 

Tecido dryfit

A tecnologia Dry Fit proporciona maior troca de calor com o ambiente, deixando sua camisa de ciclismo sempre mais leve, pois não acumula suor.

Proteção UV

Além do conforto do tecido especial dry fit, nossas camisas possuem proteção solar, o que garante horas de diversão mesmo sob o sol.

tecido antibactériano

Tratamento no tecido que evita a formação de bactérias geradoras de odor. 

acabamento premium

Prezamos pela qualidade de todos os nossos produtos. Antes de chegar até você todos os produtos passam por um rígido controle de qualidaed

Estampas de Qualidade

Prezamos pela qualidade dos nossos produtos, nossas camisas de ciclismo personalizadas possuem estampas realistas com qualidade fotográfica.

Gola com Zíper

Exclusiva gola com zíper proporciona regulagem de abertura com um acabamento leve e profissional na sua camisa de ciclismo.

CAMISA DE CICLISMO

Nossas camisas de ciclismo foram desenvolvidas pensando no conforto, segurança e estilo dos amantes do ciclismo, seja você um competidor amador ou profissional.

Feitas com tecido dryfit de alta qualidade sua camisa de ciclismo oferece conforto e segurança, para que você se preocupe apenas com as pedaladas.

bretelle

O Bretelle é um item importante para ciclistas que querem ter melhor desempenho nas pedaladas, possuem forro interno para proteção e maior conforto do ciclista. 

Além de proteção o bretelle conta com alças que passam nos ombros porporcionando maior conforto por não ter elástico na cintura, além de não cair com o movimento.

BERMUDAS DE CICLISMO

A Bermuda de ciclismo é um item imprescindível para todo ciclista que quer ter um mínimo de conforto nas trilhas e pedaladas. 

A Bermuda é responsável por manter o equilibrio e o conforto necessários ao estar sentado na bike, por isso é importante investir em um produto de qualidade, que lhe proteja e seja confortável para você se preocupar apenas com as pedaladas.

CLIENTES SATISFEITOS

entre em contato

fale conosco no whatsapp

Clique no botão abaixo para ser direcionado para o nosso setor de vendas no WhatsApp. Nosso horário de atendimento no WhatsApp é: